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Studio Mika
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FLIP 7

 

ANO: 2009

PRËMIO O MELHOR DA ARQUITETURA 2010 - INTERVENÇÃO URBANA

LOCAL: PARATY RJ

CONCEPÇÃO: ASSOCIAÇÃO CASA AZUL

CURADORIA: FLÁVIO MOURA

DIREÇÃO GERAL: MAURO MUNHOZ

PRODUÇÃO EXECUTIVA: SUE FREITAS + ROBERTA VAL

PRODUÇÃO LOCAL: DIDITO TORRES

EXPOGRAFIA: MIGUEL PALADINO

COORDENAÇÃO DE ARQUITETURA: STDM

EQUIPE ARQUITETURA: LEANDRO MATSUDA + EDUARDO CALEGARIO MELLO

IDENTIDADE VISUAL + DESIGN AMBIENTAL: DARKON V ROQUE

SINALIZAÇÃO: DARKON V ROQUE

PROJETO DE ILUMINAÇÃO: PETER GASPER

FOTOS: 

 

A FLIP 2009 teve 34 autores convidados – 15 estrangeiros, de sete países. Foram 13 mediadores, dois deles estrangeiros, e oito editoras representadas no evento que transformou de 1º a 5 julho o centro histórico de Paraty num efervescente ponto de encontro de escritores com seu público. “Acreditamos que a FLIP injetou pelo menos R$ 5 milhões na economia de Paraty”, disse Mauro Munhoz, diretor geral da FLIP, neste domingo, durante conferência de imprensa para fazer o balanço do evento. O público que assistiu as mesas nas tendas dos autores e do telão e participou dos eventos organizados na Casa da Cultura foi de aproximadamente 35.200 pessoas.

Ainda de acordo com o balanço de encerramento, a FLIP 2009 custou cerca de $ 3,7 milhões só para a festa literária, mais R$ 1,3 milhão para os programas sociais, urbanísticos e educacionais, como a Flipinha, atividade educativa que se desenvolve ao longo do ano. Do total, explicou Munhoz, R$ 920 mil resultaram de parcerias, ou seja, não envolveram recursos financeiros. 

A grande novidade deste ano foi a criação da FLIPZona, programação voltada para jovens paratienses. Entre Flipinha e FLIPzona, houve um aumento de 30% no público do evento. “O site da FLIPZona até teve mais acessos do que o site da FLIP”, explicou Munhoz, lembrando que os cerca de 200 jovens participantes blogaram o evento todos os dias e chamam-se a si mesmos de “flipzoneiros”.

Outra grande inovação foi a formação de filas para autógrafos na Flipinha. “Pela primeira vez vimos o público sair correndo para comprar os livros, logo depois das Cirandas dos Autores, e voltar correndo para obter um autógrafo”, explicou Gabriela Gibrail, que é professora de um colégio estadual de Paraty e coordenadora de Conteúdo do Núcleo de Educação e Cultura da Associação Casa Azul. “Nunca antes tivéramos filas de gente em busca de autógrafos; tivemos de improvisar e criar uma estrutura mínima nos camarins para atender a essa demanda nova.”

 

 

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